terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jovens e adolescentes na atualidade;


Percebemos que, na atualidade, os jovens e adolescentes tem ocupado de forma freqüente o cenário nas paginas de noticiários policiais.  A pergunta é... O que estes jovens estão tentado dizer a sociedade com seu comportamento, muitas vezes em conflito com a lei e os padrões moralmente aceitos pela sociedade?
Poderíamos nos ater a varias conjecturas, levando em consideração fatores psico-socio-culturais, mas há algo básico na formação do ser - humano em qualquer etapa, suas referencias pessoais. Diante disso, acredito ser importante a sociedade se perguntar: Qual são os modelos de referencia dos jovens e adolescentes na pós-modernidade? Quais padrões morais essas referencias tem oferecido? 
Associada a essa questão percebe-se que alguns meios de comunicação estimula uma certa “maturação precoce” entre os jovens e adolescentes, o consumismo tem sido perverso com essa faixa - etaria da vida. O jovem muitas vezes para ser aceito deve sustentar uma posição com a qual não está preparado. Tecnologia e modernismo infelizmente vem tomando o lugar do lúdico, das vivencias típicas e saudáveis dessa fase da vida, e mesmo assim cada dia mais percebe-se que a sociedade fomenta esta  visível inversão de valores.
Obviamente os jovens e adolescentes de hoje são o futuro da sociedade. A questão é... Qual foi o caminho percorrido até aqui? Qual será o caminho percorrido amanha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário