sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Adolescência e Tecnologia

Hoje fala-se muito em acessibilidade em massa aos novos dispositivos de comunicação. Internet e celular já são comuns no cotidiano das pessoas em todas faixas-etárias. Mas a questão aqui é o uso entre jovens e adolescentes. Até que ponto o uso de celular e da internet é saudável e proveitoso?
 Percebe-se que as atividades recreativas como jogar futebol, jogar bolinha de gude, brincar na rua com amigos e até mesmo brincar de boneca tem sido algo bem incomum entre crianças e adolescentes. As relações dos adolescentes estão muito mais baseadas no virtual do que no real. É claro que não podemos problematizar todas estas relações, mas algumas questões devem ser observadas com seriedade.

Os adolescentes, na busca pela sua identidade passam por algumas “crises normais na adolescência”.  Este já não é mais criança, mas também ainda não é adulto, neste processo da adolescência algumas perdas fazem parte, como: 
• Do corpo infantil - ocorrem varias transformações na entrada da puberdade )
• Dos pais da infância - os pais que eram “super – heróis” passam a ser alvos de questionamentos, por isso a busca figuras de identificação fora do âmbito familiar fazem parte do processo de se conhecer e na busca de autonomia.
• Da identidade – a criança é por característica “egocêntrica”, todas as pessoas e coisa supostamente giram em torno dela. A partir do amadurecimento como pessoa, o adolescente começa a buscar sua “independência”, gerando até mesmo momentos de ansiedade. Neste momento buscar apoios em grupos é comum e normal.

Essas perdas e características se manifestam explicitamente no uso das tecnologias de hoje. O uso de Fake’s ("falso" em inglês - é um termo usado para denominar contas ou perfis usados na Internet para ocultar a identidade real de um usuário) por exemplo, são muito usados pelos adolescentes nas redes sociais podendo ser resultado destes conflitos internos.
Quanto ao uso demasiado destas tecnologias (celular e internet) a conversa se torna mais complexa. “A revista Isto é” do mês de agosto publicou uma matéria sobre o uso de celular para dormir. Percebam o uso da palavra “para”, ou seja, alguns adolescentes são quase dependentes do celular antes de dormir. Isso tem diversas conseqüências como dificuldade de dormir e dificuldade na comunicação. De acordo com o Psiquiatra Fábio Barbirato, especialista em infância e adolescência, citado na revista, explica que a excitação mental provocada por essas pequenas maquinas atrapalham o repouso noturno. “Em casos graves, os filhos apresentam comportamento semelhante ao de viciado em drogas com abstinência”, afirma.

Como disse no principio do texto, não podemos problematizar toda a questão da tecnologia, seus benefícios são inefáveis. Mas algumas perguntas podem nos levar a uma reflexão, principalmente para os jovens e adolescentes. Qual o ultimo encontro verdadeiro que você teve como seu amigo? Seu humor, sua emoções são mais vívidas diante das postagens nas redes sociais ou dos contatos reais que você tem no seu dia-a-dia? As fotos que você tira são primeiramente para postar na rede ou para guardar de lembrança de um momento especial, do qual você deseja recordar?
Muitas vezes, ficar de frente para o virtual como o computador e o celular é uma forma de ficar de costas para o real. É Passar pelo verão e não sentir calor, é passar pela primavera e não contemplar a beleza e o perfume das flores.
#Sinta!
Até o próximo texto, na internet....rsrsr
Você poderá conferir este texto também no jornal  “O Noticiário”
Twitter: @Gladsonhsilva

(Texto sujeito à complemento e/ou alterações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário